Olhar para um filme
“Olhar para um filme” é uma atividade que tem o objetivo de proporcionar momentos de exibição cinematográfica em instituições educativas, sociais e culturais, lançando discussões e reflexões sobre os filmes realizados nas oficinas de cinema de animação do CLIA Anilupa.
Apresentamos alguns exemplos que foram realizados no âmbito do programa de Apoio à Formação de Públicos nas Escolas do ICA - Instituto do Cinema e do Audiovisual / Ministério da Cultura, com orientação do CLIA Anilupa.
- A partir da análise do filme “Um mundo melhor”
Todos os debates, reflexões, registos escritos e visuais sobre o que os alunos do 4ºA da Escola Básica da Vilarinha sentiram e mais gostaram do filme, proporcionaram a criação de dois quadros: um, a partir de um dos assuntos abordados nesta obra cinematográfica, a diversidade, e o outro, com pensamentos escritos sobre o que poderemos fazer para ter um mundo melhor. As técnicas utilizadas foram ao encontro de uma das técnicas plásticas empregues no filme: a pintura sobre cartão.
- A partir da análise do filme "Álbuns de família”
Esta obra visualizada, discutida e refletida pelos alunos do 4º B da Escola Básica da Vilarinha, proporcionou um trabalho de pesquisa junto dos seus familiares, para a recolha de histórias reais. Este processo culminou com a criação de um livro desdobrável com o título “Um livro dedicado às aventuras perpétuas da recordação”. Contém pensamentos escritos e ilustrações sobre o que é a imagem, recorrendo a técnicas plásticas mistas (desenho, pintura, colagem de tecidos e lãs) e uma caixa com fotografias representativas de cada história recolhida, com os respetivos textos colados por detrás das imagens.
- A partir da análise do filme “O pintor engraçado”
A exibição desta obra teve como objetivo sensibilizar os alunos do 2º ano da Escola Básica da Ponte para a prática artística. Num primeiro momento, os alunos realizaram registos escritos e visuais sobre o que sentiram ao ver o filme. Num segundo momento, os registos visuais possibilitaram lançar um trabalho à volta da criação de formas aleatórias desenhadas sobre cartão e em plasticina moldada. Depois de tudo pintado, todas as formas foram dispostas em vários fundos em cartão, coloridos com tinta e com papel de seda colada de várias cores. Estas composições permitiram a criação de vários quadros abstratos para serem expostos neste estabelecimento de ensino.