Registo
Este registo está sujeito a validação por parte do CLIA Anilupa. Receberá a resposta por correio eletrónico dentro de 3 dias úteis.
Este registo está sujeito a validação por parte do CLIA Anilupa. Receberá a resposta por correio eletrónico dentro de 3 dias úteis.
Requisições
Sem registos de requisições.
Dados da conta
Terminar sessão
A Associação de Ludotecas do Porto surge em 1987 e tem como missão contribuir para o desenvolvimento das crianças, jovens e famílias na defesa e promoção dos seus direitos, numa vertente social, lúdica e comunitária.
A Associação de Ludotecas do Porto (ALP) surge em 1987 pela mão do Dr. Virgílio Moreira, pediatra, que impulsionou a criação de diversas ludotecas na cidade do Porto.
Constituindo-se como Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) tem como missão contribuir para o desenvolvimento das crianças, jovens e famílias na defesa e promoção dos seus direitos, numa vertente social, lúdica e comunitária. Na persecução dos seus objetivos a Associação de Ludotecas do Porto possui várias áreas de intervenção no âmbito do Centro Comunitário, trabalhando paralelamente na área da consultadoria e formação acerca da temática do lúdico, e na realização de animações em espaços públicos da cidade.
CENTRO COMUNITÁRIO
Oficina de Animação
Espaço lúdico de ocupação de tempos livres para a comunidade de Aldoar, onde a importância da atividade lúdica é entendida como fator estruturante e facilitador de aprendizagem e desenvolvimento. Esta valência divide-se em 3 modalidades:
-Ludoteca: Espaço de jogo e de brincar, de acesso livre e sem limite de idades.
-Apoio ao estudo: Espaço de apoio ao estudo para crianças e jovens entre os 6 e os 14 anos de idade;
-Oficinas lúdico-educativas: Leque de oficinas lúdicas que funcionam, em regime de prestação de serviços para outras instituições educativas, mediante inscrição.
Intervenção com jovens – A intervenção acontece em contexto escolar onde se adota a posição de colaboração com a Associação de Estudantes na persecução dos seus objetivos. A equipa da ALP não pretende apresentar sugestões nem um projeto já definido a este grupo, mas ser um apoio na estruturação das suas ideias e na forma de concretização das mesmas.
Gabinete de Atendimento às Famílias
Valência que visa potenciar a capacitação pessoal, comunitária e social da população residente em Aldoar, nomeadamente de pessoas e agregados mais vulneráveis e/ou em situação de exclusão social.
Área de acompanhamento de famílias do Bairro de Aldoar no âmbito do:
- Rendimento Social de Inserção – A ALP assegura a gestão e acompanhamento de processos de Rendimento Social de Inserção da União de Freguesias de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde. Acompanhar as famílias ao nível da educação, habitação, saúde, procura ativa de emprego são algumas das prioridades na procura da autonomização das famílias desta medida.
- Atendimento Geral – qualquer pessoa da União de Freguesias que necessite de orientação e/ou apoio ao nível de questões sociais poderá procurar resposta neste espaço.
Isto traduz-se em facilitar: o acesso à informação, a compreensão e exercício de direitos e deveres da cidadania, a melhoria da capacidade de organização para uma gestão doméstica equilibrada, desenvolvimento da expressão e comunicação de afetos,… Em situações de extrema e comprovada carência apoia-se:
- a nível alimentar com a distribuição de cabazes quinzenais através de parceria com o Banco Alimentar do Porto;
- com distribuição de roupa através da resposta “Banco Troca de Roupa”;
- a nível de equipamentos (mobiliário e pequenos eletrodomésticos usados).
Pólo Comunitário
A intervenção comunitária é um processo que tem por objetivo criar condições que permitam melhorar as condições de vida das populações, aumentando o seu bem-estar a diferentes níveis. A ALP investe em atividades de cariz comunitário alicerçadas nos diagnósticos de interesses, potencialidades e fragilidades da comunidade.
CONSULTADORIA
O Centro de Recursos (Biblioteca) está aberto a quem desejar. Uma equipa de formação presta informação/formação, sobre a temática do lúdico e das ludotecas.
FORMAÇÃO
A ALP desenvolve ações de formação dirigidas a agentes educativos e público em geral, que abranjam quer questões teóricas, quer práticas, no âmbito de todas as temáticas que se considerem de interesse e atualidade.
ANIMAÇÕES EM ESPAÇOS PÚBLICOS DA CIDADE
É objetivo abranger um número alargado de pessoas proporcionando momentos de convívio intergeracional e bem-estar pelo acesso a atividades e brincadeiras disponíveis para todos quantos queiram experimentar pois se acredita que as mesmas são fontes de aprendizagem e desenvolvimento humano.
Contactos
Tel/fax – 22 610 34 18(chamada rede fixa)
Correio eletrónico: ass.ludo.porto@gmail.com
www.associacaodeludotecasdoporto.org/
Experimente procurar por palavras-chave, relacionadas com os conteúdos dos filmes:
Ambiente, Intergeracional, Direitos, Tradição, Igualdade, Ribeira, Personalidades, Poético, Musical, etc.
Volte aos filtros de pesquisa no Catálogo de Obras para procurar por Categoria, Área disciplinar, Projeto, Instituições envolvidas, Local, Técnicas de Animação ou outros critérios específicos.
Terminar sessão
RESOLUÇAO ALTERNATIVA DE LITÍGIOS
Entidade de Resolução Conflitos de Consumo (RAL) da área é o CIPAC – Centro de Informação de Consumo e Arbitragem do Porto, com sede na Rua Damião de Góis, n.º 31, loja 6, 4050-225 Porto (cicap.pt).