Recursos
Educativos

Sugestões de atividades relacionadas com Cinema de animação e exemplos de práticas educativas, que tem como ponto de partida a visualização de filmes da Cinemateca Digital Anilupa

Filmes
Tutoriais

Apresentamos a nova categoria presente na Cinemateca Digital: "Filmes Tutoriais". Três filmes disponíveis sobre várias temáticas do cinema, que abordam a construção de alguns objetos óticos e a realização de filmes em Stop Motion.


Estes trabalhos documentam atividades que facultam aprendizagens relativas à visão humana (constituição do olho e como opera) e à história do cinema, bem como, aquisição de competências relativas a medições precisas, utilização de régua e compasso, técnica de recorte e colagem, desenho e pintura, enquanto incentivam o pensamento crítico, a expressão artística e a expansão da criatividade.


Estas técnicas são transversais a qualquer trabalho onde se emprega esta linguagem artística e multidisciplinar, de forma que, lançamos o desafio a todos os agentes educativos a explorarem este instrumento pedagógico nos seus contextos institucionais.


Clique aqui para mais informações.


Olhar para
um filme

"OLHAR PARA UM FILME" apresenta-se como uma ferramenta/proposta direcionada a docentes, educadores e outros agentes educativos, sociais e culturais, que tem como objetivo, incentivar à utilização dos filmes da Cinemateca Digital Anilupa como recurso pedagógico.


A visualização de um filme, é uma oportunidade para desenvolver a capacidade de observação e argumentação dos participantes, realizar registos escritos e visuais, criar espaços para partilha de opiniões, sem nunca perder de vista as diversas questões que os filmes levantam. Para além dos momentos de discussão e reflexão, este processo é um pretexto para que no final, a partir do filme analisado, surjam novos olhares que podem ser materializados em objetos artísticos (quadros, esculturas, instalações, livros, entre outros) ou atos performativos (dança, teatro, música, etc).


Apresentamos aqui alguns exemplos de projetos realizados a partir do mote “Olhar para um filme”, orientados pelo CLIA Anilupa.


Aproveitamos para partilhar, também, um exemplo desta prática, que foi desenvolvido pelo Agrupamento Afonso de Paiva. Convidamos todos os que realizarem este desafio nos seus contextos de intervenção, a enviar os vossos registos para o CLIA Anilupa, de forma a divulgar as várias formas de implementar esta atividade.