Apresentamos três filmes tutoriais sobre várias temáticas do cinema, que abordam a construção de alguns objetos óticos e a realização de filmes em Stop Motion.
Estes trabalhos documentam atividades que facultam aprendizagens relativas à visão humana (constituição do olho e como opera) e à história do cinema, bem como, aquisição de competências relativas a medições precisas, utilização de régua e compasso, técnica de recorte e colagem, desenho e pintura, enquanto incentivam o pensamento crítico, a expressão artística e a expansão da criatividade.
Estas técnicas são transversais a qualquer trabalho onde se emprega esta linguagem artística e multidisciplinar, de forma que, lançamos o desafio a todos os agentes educativos a explorarem este instrumento pedagógico nos seus contextos institucionais.
As origens do cinema - o zootrope
Este vídeo é um trabalho documental sobre as origens do cinema. Foca-se num dos processos de descoberta da imagem em movimento através do aparelho ótico chamado de “Zootrope”, criado por George Horner, em 1835. Este dispositivo em forma de tambor, ao inserir uma tira de papel com sequências de desenhos, permite observar, através de ranhuras, imagens em movimento. Os métodos de construção deste aparelho permitem desenvolver uma atividade que é composta por: medições precisas que têm como base a divisão e a utilização de régua e compasso; técnica de recorte e colagem; desenho e pintura, incentivando o pensamento crítico, a expressão artística e a expansão da criatividade. A construção deste instrumento histórico proporciona aos participantes a possibilidade de criação de inúmeras bandas com imagens animadas figurativas ou abstratas, aplicando técnicas de desenho, pintura, colagem de diversos materiais, entre outros.
Clique aqui para ver o filme tutorial “As origens do cinema - zootrope”.
As origens do cinema - as vistas óticas
Este documentário sobre as origens do cinema foca-se na análise de como o nosso olho perceciona as imagens e nas descobertas que levaram à criação das câmaras obscuras e das vistas óticas. A câmara obscura, que serviu de base tecnológica para a invenção da fotografia, é uma caixa vedada à luz que possui apenas um orifício, através do qual, na parede oposta da caixa é formada uma imagem invertida do exterior. As vistas óticas são, também, caixas que proporcionam a visualização das mais diversas imagens com efeitos de transparência que se transformam em tempo real. Esta atividade proporciona aprendizagens relativas à visão humana (constituição do olho e como opera) e à história do cinema. Por outro lado, a construção de dois aparelhos óticos permite desenvolver técnicas como: medições simples; reutilização de materiais plásticos; recorte com x-ato e tesouras; colagem de papel de seda, cartão, tecidos; desenho e pintura; criação de efeitos de transparências e texturas; entre outras. Estas metodologias, proporcionam oportunidades de explorar a criatividade, liberdade de pensamento e expressão artística.
Ver filme tutorial “As origens do cinema - as vistas óticas”.
A nossa experiência de fazer um filme
Este vídeo é um trabalho documental sobre o processo de realização do filme “Lendas de Amarante”. Embora esteja focado nas etapas de realização deste filme, é um exemplo de como se constrói uma narrativa cinematográfica e que é transversal a qualquer trabalho onde se emprega esta linguagem artística e multidisciplinar. Este processo é composto por várias fases: trabalho de pesquisa relacionado com o tema que se pretende explorar no argumento do filme; construção do storyboard que permite visualizar a sequência das várias cenas por meio de ilustrações em desenho; construção da personagem bidimensional ou tridimensional com materiais plásticos como cartão, cartolina, arame flexível, fita cola de papel, tinta e tecidos; criação dos elementos cenográficos através de recolha de referências fotográficas; montagem de cenários, iluminação, composição e enquadramento dos elementos; e por fim, as gravações que se baseiam na captação de imagem a imagem e que posteriormente, a sequência, dá origem à animação.
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