Partilhamos aqui, alguns exemplos de oficinas realizadas nas instalações do CLIA Anilupa, em anos anteriores, que serviram como meio de expressão artística dos participantes, durante as férias de verão:
“Das coisas nascem coisas”
A partir deste conceito, foi proposto aos participantes, a criação de uma instalação ou objeto escultórico, que nascesse da composição de formas criadas em cartão ou em arame. Foi uma oportunidade para a experimentação de técnicas plásticas como pintura, recorte, colagem de vários materiais, entre outras. No final, todos os participantes, foram convidados a combinar as formas, de modo a obter uma instalação, que transformou o alpendre do CLIA ANILUPA, numa teia cheia de cores, formas e texturas, que proporcionou, a descoberta que os materiais plásticos encontram, na presença da luz natural e que permitiu, a quem por lá passava, a oportunidade de espreitar, interagir e brincar.
“Oficinas Lúdicas de Verão”
Estas oficinas, centraram-se na variedade de propostas e metodologias de construção, abordando a criação de brinquedos e objetos tradicionais. Algumas das temáticas e oficinas desenvolvidas foram: “Marionetas”, onde cada participante construiu o seu personagem, a partir de materiais como cartão, tecidos, cordas e fios, para brincar e contar histórias; “Brinquedo Trepa Corda”, que proporcionou a criação de um brinquedo que trepa às cordas sozinho; “Arte das Máscaras”, onde se olhou para a máscara como um objeto de arte e formaram-se rostos de seres fantásticos com o método de criação de formas invulgares escolhidas a partir do cruzamento de linhas, aplicando posteriormente pintura e colagem de diversos materiais; “Caça Sonhos-Espanta Espíritos”, “Cavalos de Pau”, entre outras. Estas experiências permitiram a exploração de várias técnicas plásticas e artísticas como desenho, pintura, colagem de vários materiais e muitas outras.